
Uma sala com velas, almofadas no chão, média luz... era uma vigília para crismandos e padrinhos. Ou pelo menos era só isso que eu pensava que era quando para lá ia.
Na introdução dá-se em mim um click quando ouço "a vígilia nesta noite é uma coisa de há muitos anos, esta vígilia era considerada a segunda mais importante do ano, depois da vigília Pascal, a vigília do Pentecostes".
Claro, faz todo o sentido. Afinal é o dia em que nasceu a Igreja, é o antecedente da nossa existência como comunidade actualmente.
E no entanto só ao fim de 23 anos é que "vigilei" este dia. Porquê? Porque o calendário da nossa vida não é o litúrgico, é o social talvez ou o cultural, mas o litúrgico não.
E o click foi esse, sentir de repente que alguma coisa me está a passar ao lado.
Que bom é viver a liturgia!

1 Comments:
Sintonia ;)
Já tinha vigilado o dia, mas já me tinha esquecido. Foi construtivo, mais ou menos como um alarme!!!
Enviar um comentário
<< Home